CAPELANIA E A PRATICA DO AMOR POR CRISTO E PELO PRÓXIMO
SEJA UM VOLUNTÁRIO, FAÇA CAPELANIA
Equipe de Capelania: Silvia, Liane, Efigenia e Felipe
O que é Capelania
“O ministério de Capelania Hospitalar Evangélico é a prática do amor por Cristo e pelo próximo, vestido em roupas de trabalho.”
É levar esperança aos aflitos, quando esses relatam suas dores e medos aos ouvidos atentos de quem experimentou na pele a dor e a perda e, consolado por Deus, se dispõe a levar o consolo a outros. Um trabalho humanitário de solidariedade, uma tênue luz de esperança, confortando e ajudando o enfermo a lidar com a enfermidade, a engajar-se ao tratamento médico indicado, e até mesmo a preparar-se para enfrentar a morte, quando não há expectativas de cura mesmo a preparar-se para enfrentar a morte, quando não há expectativas de cura aflige, é sempre a graça, a misericórdia e o amor de Deus, em Sua busca por amizade e comunhão com o ser humano através de Cristo, que nos oferece o perdão e a vida abundante e eterna.
A Capelania tem como missão atuar nos hospitais através de voluntários capacitados que levam amor, conforto e esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.
Os benefícios para os hospitais.
Os hospitais que contam com este ministério são melhor conceituados por terem visão holística, renovando a esperança e a força para lutar e trazendo novo desejo de vida aos pacientes hospitalizados ou em tratamento ambulatorial. Em muitos casos, a Capelania ajuda a preparar o paciente terminal e sua família para enfrentar a morte próxima, trazendo-lhes consolo e esperança da vida eterna.
O impacto da fé sobre a saúde física e mental

O QUE É A HUAP
O HUAP(Hospital Universitário Antonio Pedro Niteroi) voluntário nasceu de um sonho antigo do Projeto de Humanização. A partir da realização de um evento no Hospital , percebeu-se o interesse dos pacientes em participar das oficinas . Criou-se o primeiro projeto de oficina que chamou-se Projeto Criarte.
Hoje, os objetivos do Humaniza HUAP são:
- Apoiar as atividades do HUAP voluntário, com vistas a manutenção de uma qualidade no atendimento humanizado de pacientes e a integração com a Unidade Hospitalar;
- Orientar a população usuária do Hospital Universitário Antonio Pedro, através de ações de acolhimento; além da divulgação das atividades desenvolvidas e seus resultados, contribuindo diretamente na promoção e proteção de saúde física e psicosociespiritual;
Colaborar com o Hospital Universitário Antonio Pedro, na realização e captação de recursos humanos para projetos, programas e ações que visem a melhoria do HUAPvoluntário;
-Valorizar os programas, projetos e ações de melhorias priorizadas pelo Hospital Universitário; e
- Prestar apoio material, social e espiritual aos pacientes que precisarem. Os voluntários do HUAPvoluntários atuam na organização, planejamento e desenvolvimento de atividades com os pacientes em tratamento e seus acompanhantes, criando um clima positivo e propiciando momentos de lazer, relaxamento, distração e apoio espiritual(Capelania Evangélica e Pastoral da Saúde) diminuindo assim os medos, angustias e inseguranças oriundas do processo de tratamento e internação.
Atualmente contamos com 14 projetos em funcionamento:
1 01) Capelania Evangélica
02) Pastoral da Saúde
03) Clínica da Alegria
04) Criarte
05) Semeando Vida
06) Luz
07) Recreando
08) In-formação
09) Acolher
10) Alegria Pura
11) Boa Leitura
12) Mulheres em Ação
13) Ciranda das Vovós
14) Primeiros Passos
VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE VOLUNTÁRIA
Endereço: Marquês do Paraná – 303 Prédio Anexo 3º andar
Maiores Informações: Tel:2629-9330/ 9631-9325
PROCURAR Coordenação do Projeto: Enfermeira Any Barbosa Faria
Vagas para Março de 2012
Comentários