CARNAVAL SÃO QUATRO DIAS DE FOLIA E ALEGRIA?


O carnaval está chegando. Serão quatro dias de muita alegria e, para alguns, também de muitos excessos que podem trazer consequências graves para a saúde durante a folia e ao longo da vida. Para que o sorriso não seja prejudicado, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda não descuidar da saúde bucal, importante para a saúde de todo o corpo. 
A boca é porta de entrada para bactérias e vírus. Para quem a usa de forma displicente é importante saber que cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. Além delas, um vírus, o Epstein-Barr, que causa a mononucleose infecciosa, precisa apenas do contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido.

Sexo oral e DSTs
Se o beijo pode ser uma via de transmissão de doenças, o sexo oral, pelos contatos mais íntimos entre os organismos envolvidos, é uma via expressa, deixando o corpo à mercê de uma série de riscos. O cirurgião-dentista é capacitado para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na cavidade bucal, prestando os primeiros esclarecimentos e encaminhando o paciente ao tratamento adequado.

Drogas e saúde bucal
O abuso de álcool e outras drogas também se refletem na boca. A mucosa bucal é uma ótima via de aplicação de entorpecentes, pois muitos deles são colocados sob a língua. “O mesmo vale para o álcool, que causa descamação mais intensa da mucosa. O risco de queimaduras é grande”, alerta a consultora da ABO. Para ela, o efeito solubilizante do álcool aumenta a permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogênicos. 
O consumo de outras drogas pode ser igualmente prejudicial. As inalantes (lança-perfume, éter, clorofórmio), bastante populares no carnaval, além de perda de consciência e morte por parada cardíaca ou respiratória, podem causar queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal. 
Outra grande campeã de público no carnaval é a cocaína, especialmente entre os jovens. Em pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas em São Paulo com pacientes adolescentes internos, a cocaína, que provoca sensação de dinamismo e potência, é a segunda droga mais consumida, perdendo apenas para a maconha. “Além de todos os outros problemas mais conhecidos, o uso da cocaína pode causar erosão nos colos cervicais dos dentes, maior formação de cálculo, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e maior incidência de descamação gengival”, especifica Maria Carméli. 

Comentário:

São quatro dias de folia e “alegria” mas quem esta interessado na sua saúde bucal e física, até mesmo  cair na tentação de puxar um fuminho, afinal que mau há. A vida é para ser vivida.
Muitos pensam dessa forma, com certeza, não é esse tipo de propaganda negativa que o governo quer. 
São quatro dias beijando na boca, sexo fácil e muitas drogas. O colorido as fantasias, as grandes escolas de samba esconde esta triste e dura realidade. A final quem se importa depois do sexo fácil milhares de adolescentes e jovens grávidas fazendo aborto, quem se importa com o crescimento do consumo de drogas. 
O importante é cair na folia.E claro que há o livre arbítrio, você e quem faz a sua escolha, mas antes que você caia na folia. Quero apresentar o SENHOR JESUS como opção para um carnaval diferente.
Será que você não se cansou dessa vida. Quero te fazer um convite, vá a uma igreja Evangélica mais próxima da sua casa. Diga ao Senhor Jesus eis-me aqui! E seja bem vinda!!!
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.Apocalipse 3:20

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos 34:8
O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. Salmos 41:2
Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Lucas 1:45
Miss. Liane Cruz


Comentários

Postagens mais visitadas