segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

EBD HÁ UMA VAGA PARA VOCÊ



POR QUE DEVO IR PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

1)APRENDER É BOM, DEVEMOS PASSAR PARA OS NOSSOS FILHOS.
Ao longo da vida, aprendemos coisas diferentes e de formas diversas. Não é porque você já saiu da escola que não tem mais nada a aprender, e é essencial que você deixe isso claro para o seu filho. Mostre que você ainda necessita e gosta de aprendizado, comentando com ele sobre suas descobertas no dia a dia. Se estiver fazendo um curso, conte como está indo. Se mudar de cargo no trabalho, fale sobre as novas tarefas que assumirá. Tenha em mente que ser curioso é saudável e humano.
Como cristão nunca podemos parar de aprender. Antes de Deus te levantar como líder Ele vai te treinar como Discípulo.  Como discípulo temos que ter prazer de aprender e ganhar conhecimento.
Como podemos evangelizar sem conhecimento Bíblico?
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;Romanos 7:22
Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer.Salmos 119:174
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2

2)A BÍBLIA REFERÊNCIA PARA O NOSSO DIA A DIA.
O que se aprende na  EBD não esta descolado da realidade. A Palavra de Deus  esta presente em todo o nosso dia a dia: nas idas ao banco, nos lares, no manuseio do dinheiro. Culturas, trabalhos etc.
Quanto mais os pais enfatizarem essa ligação entre o conteúdo Bíblico e a vida cotidiana para os filhos, mais eles perceberão o quanto o que aprendem na EBD é importante. Faça isso espontaneamente, aproveitando também o que se passa nos noticiários.
A Palavra de Deus é Vida! Quanto mais buscarmos este conhecimento melhor será o nosso dia. Muitos caem por falta de conhecimento, é presa fácil para o inimigo.  Acorda Igreja!!!! O inimigo não dorme.

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Provérbios 3:1-8

3)A CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA
Autoestima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria. Quem a possui em alto grau confia em suas percepções e em seus julgamentos, acredita que suas iniciativas vão dar certo e lida com os outros com facilidade. Um adulto com baixa autoestima sofre por se considerar inadequado e desprestigiado. Também tende a se ver como desamparado e inferior, além de não confiar em si. 

Os pais desempenham um papel fundamental na construção da autoestima dos filhos. Esse processo começa na infância. Mas, mesmo que a criança receba cuidados de boa qualidade e passe por experiências sociais positivas, na pré-adolescência e no início da adolescência um certo desconforto em relação a si mesma é muito comum. 

Para que tudo corra da melhor maneira, os pais devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos. Isso se consegue reservando um tempo para conversar com eles. Também é importante deixar que participem das decisões familiares e respeitar suas opiniões. A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista. Não menosprezar suas preocupações é essencial - aquilo que parece simples para os adultos pode ser fundamental para ela. 

Nas conversas, porém, os pais devem ficar atentos ao modo de falar, principalmente se estiverem nervosos, para não magoar nem depreciar os filhos. Suas palavras são muito importantes. Comentários do tipo "Você nunca faz as coisas certas!" ou "Como você pode ser tão burrinho?" levam-nos a duvidar de suas capacidades. As críticas devem estar dirigidas ao fato ou ao comportamento impróprio, não a ela. Por isso o adequado é dizer "Seu quarto está uma bagunça, precisa ser arrumado", e não "Você é mesmo um bagunceiro e joga tudo por todo lado". 

Em vez de criar o hábito de repreender a criança o tempo todo, os pais precisam interagir de forma positiva valorizando suas realizações no cotidiano. O elogio funciona como uma força poderosa na mudança do comportamento e no aumento da segurança. Se numa fase da infância descer a escada sozinho ou amarrar o sapato requer concentração, deve ficar claro o quanto esse esforço é apreciado. 

Quem recebe incentivos explora situações novas com mais confiança. Esses elogios devem ser específicos. Por exemplo: "Você está de parabéns; fez a lição e agora brinca como combinamos". Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada e bem-aceita pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar. O resultado será um adulto confiante, produtivo e feliz.(texto: www.educarparacrescer.com)
A cada lição na EBD  Deus fala de uma maneira especial, a postura do professor em interagir com a sua turma é fundamental. O resultado são pessoas que são libertas de sentimentos negativos. Deus tem essa capacidade e habilidade de pegar uma pessoa que se vê como um nada e a transformar, mediante a sua Palavra.
Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
Provérbios 3:21-24
Há ouro e abundância de rubis, mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa. Provérbios 20:15

4)EBD PREPARO PARA O MINISTÉRIO
É na EBD que Deus prepara e capacita para a vida Ministerial é muita responsabilidade estar na frente da obra. A Bíblia diz que Jesus crescia em graça, isto quer dizer que ele não nasceu pronto, sabemos que o Cristo possuía duas naturezas, a natureza divina e a natureza humana, pois é exatamente em sua natureza humana que encontramos o seu preparo para o ministério. O estudo da palavra é fundamental para qualquer obreiro em qualquer lugar do mundo.
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );

1 Timóteo 3:1-5
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

5) FAZER A DIFERENÇA
Você é especial para Deus, Deus chama e nos leva para os seus mandamentos tomamos posse da sua Palavra para mudar e transformar as vidas e daqueles que estão ao nosso derredor. Você é o canal, isto é o instrumento de Deus. Quando recebemos um instrumento, temos que aprender a tocá-lo em toda a sua plenitude.  Como instrumento podemos formar uma grande orquestra. Você é importante para Deus, faça diferença. Estude descubra o seu talento, transforme vidas!
Seja exemplo venha para EBD, não mande apenas o seu filho, venha você também.
O verdadeiro ensino só pode ser feito pelo professor que ama: ama o que ensina e ama a quem ensina. O amor empurra o aluno  para frente. É o amor de Deus, encarnado em seu Filho Jesus, e evidenciado em seus seguidores, que opera mudanças maravilhosas na vida do ser humano.
Dentro da Educação Cristã, segundo a nossa visão, a Escola Dominical é relevante porque cumpre  cabalmente o decreto do Senhor e seu principal ideal, conjugando as duas maiores ordenanças dadas por Jesus Cristo, as quais são: evangelizar e ensinar (Mt.28.19,20; Mc 15.15,16). E nesse aspecto, nenhuma instituição de ensino religioso da face da terra está mais habilitada do que a Escola Dominical, ela é a principal agência de Educação Cristã que a Igreja dispõe, contemplando todas as pessoas indistintamente.

Texto: Missionária Liane Cruz aluna e professora da EBD


NÃO FIQUE DE FORA VENHA PARA EBD HÁ UMA VAGA PARA VOCÊ


 IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CIDADE NOVA 
RUA JOAQUIM PALHARES, 103 - (EM FRENTE A PRAÇA DO METRÔ DO ESTÁCIO) RJ
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL- DOMINCO 8h ORAÇÃO 9h30 EBD. SEJA BEM VINDO!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...