SEJA UM VOLUNTÁRIO DOE SANGUE



Há pessoas que não doam sangue por medo ou dúvidas,  tire a sua dúvida e doe sangue, é um ato de amor.

Todas as pessoas podem doar sangue?
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue

Requisitos básicos para se doar sangue:
  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
  • Estar bem de saúde
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50 Kg
  • Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
  • Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br – prevenção) , tais como: Permanência em prisões; Usuários de drogas injetáveis; Profissionais do sexo e Homens que fizeram sexo com outro(s) homem(ns).”
Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:
Febre – acima de 37°C, Gripe ou resfriado, Gravidez, Puerpério: impedimento de 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana, Uso de alguns medicamentos, Anemia, Cirurgias (consulte prazos) e Amamentação

Situações que impedem definitivamente a doação de sangue:
Hepatite B – soropositvo para o vírus da hepatite B (HbsAg e/ou anti-HBc), Hepatite C – soropositivo para o anti-HCV, HIV- soropositivo para o anti-HIV, Doença de Chagas, Sífilis – soropositivo para marcadores da sífilis, HTLV – soropositivo para HTLV I/II e Alcoolismo crônico.
Se animou? Para doar basta comparecer a sede do HemoRio. O HEMORIO localiza-se na Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro – Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.
Mais informações no site: http://www.hemorio.rj.gov.br/


HOSPITAL ANTONIO PEDRO NITEROI RJ
O banco de sangue do Huap, fica na Rua Marquês do Paraná, 300, Centro, Niterói e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Para outros esclarecimentos os interessados em se tornarem doadores podem entrar em contato pelo telefone: 2629-9070.

E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
2 Tessalonicenses 3:13
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.Tiago 4:17
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;Romanos 2:7

Comentários

Postagens mais visitadas