NINGUÉM ESTÁ SEGURO EM ALEPO - SÍRIA


Quando o cirurgião Mounir Hakimi operou na Maram, de cinco meses, na província síria de Idlib, na semana passada, a extensão horrível de seus ferimentos rapidamente se tornou clara.

"Ela perdeu ambos os pais em um ataque aéreo, tem múltiplas fraturas, uma ferida em seu abdômen, e perdeu muita pele," Hakimi  disse à Al Jazeera em uma entrevista por telefone. "Nós temíamos que ela pudesse acabar com uma amputação porque [suas feridas] estão tão infectadas".

Maram foi uma das 35.000 pessoas que deixaram Aleppo na semana passada como as forças do regime sírio retomaram distritos do leste anteriormente controladas pelos rebeldes da cidade. 

Como a evacuação terminou na quinta-feira e neve cobriu o chão queimado, combatentes da oposição e civis foram forçados a ir para o campo controlado pelos rebeldes para o oeste, e para a província de Idlib, na fronteira turca. 

O pessoal médico está agora sobrecarregado com o influxo de Alepps feridos, que estavam sob cerco e bombardeio aéreo por mais de 100 dias. Milhares estão sofrendo ferimentos de metralha infectados, hipotermia e desnutrição. Cirurgiões estão operando para até 12 horas por dia, e instalações médicas estão funcionando em capacidade dupla.

O caso de Maram é típico, de acordo com Hakimi, que chefia a caridade Síria Relief, que está entre uma dúzia de organizações de ajuda que apóiam os deslocados de Aleppo. "Ela não tinha pais e foi deixada no hospital, foi levada pela ambulância e encontramos os nomes de seu avô e sua madrasta".

Médicos em Idlib estão vendo dezenas de feridas "infectadas e gangrenadas", disse Hakimi, observando que alguns pacientes podem precisar de amputações, ou poderiam ficar com outras incapacidades de longo prazo.

"Devido aos contínuos ataques aéreos [em Aleppo], há crianças que têm estilhaços nas espinhas", explicou. "Isso fez com que ficassem paralisados, estamos vendo crianças que perderam a visão em um olho por causa do estilhaço".

"Já as instalações médicas que estamos patrocinando e em execução estão sob enorme pressão - mesmo antes da evacuação começou", disse Hakimi. "Agora, temos de lidar com uma população maior e os fundos estão diminuindo, as máquinas não vão lidar com a escala das baixas".

Cerca de 100 pessoas com lesões que ameaçam a vida foram retiradas da Síria. Enquanto isso, alguns trabalhadores de ajuda humanitária que tiveram que deixar o leste de Aleppo juraram continuar trabalhando em suas novas casas.

A Sociedade Médica Americana da Síria, que apoiou hospitais na cidade de Aleppo, planeja mudar-se para três novas instalações subterrâneas no campo rebelde e Idlib.Todo o seu pessoal médico que deixou a cidade de Aleppo continuará a trabalhar com a organização.

Em sua nova casa em Idlib, Mohamed Fadoua, um voluntário defensor da Síria de 24 anos, de Aleppo, pretende vestir seu capacete branco - o capacete pelo qual a equipe de busca e resgate se tornou reconhecida.

"Eu decidi continuar meu trabalho com a força de defesa civil, porque mesmo à esquerda Aleppo, isso não significa que eu deveria parar meu trabalho humanitário, de tal forma que todo mundo está morto", Fadoua  disse à Al Jazeera. "Estou muito cansado e sinto que minha mente está morta, meus sentimentos foram terríveis quando saímos da cidade: saímos da minha casa, da sepultura de meu irmão e de tantas lembranças felizes, mas minha família quer que eu continue".







"Já as 

FONT      FONTE: http://www.aljazeera.com       28 de dezembro de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas