VOLUNTÁRIO OU SERVO?


Voluntário
É um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.
Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em gratuidade no exercício da atividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade.
Ser voluntário é, também, ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.
Para ser enquadrado no conceito da lei do voluntariado, o trabalho deve ter as seguintes características:

1. ser voluntário, ou seja, não pode ser imposto ou exigido como contrapartida de algum benefício concedido pela entidade ao indivíduo ou à sua família;
2. ser gratuito;
3. ser prestado pelo indivíduo, isoladamente, e não como “subcontratado” de uma organização da qual o indivíduo faça parte e, portanto, seja pela mesma compelido a prestá-lo; e 
4. ser prestado para entidade governamental ou privada, sendo que estas devem ter fim não lucrativo e voltado para objetivos públicos.

SERVO


Por esta palavra se traduzem duas palavras hebraicas, que ocorrem frequentemente no A.T., e que significam rapaz, pessoa de serviço, ou um escravo. A palavra é, algumas vezes, empregada a respeito de pessoas humildes (Gn 32.18,20), e também com relação a altos oficiais da corte (Gn 40.20 – 2 Sm 10.2,4). Uma terceira palavra implica aquele que está às ordens de alguém para o ajudar (Êx 33.11). Mas, pela maior parte das vezes, no A.T., trata-se de um escravo. De igual modo, no N.T., a palavra ‘servo’ aparece como tradução das indicadas palavras hebraicas, significando criada da casa (como em Lc 16.13), ou um rapaz (como em Mt 8.6), ou ainda um agente (como em Mt 26.58) – mas na maioria dos casos o termo refere-se a um escravo (Mt 8.9, etc.). Esta palavra aplicavam-na os apóstolos a si mesmos, como sendo os servos de Deus (At 4.29 – Tt 1.1 – Tg 1.1) e de Jesus Cristo (Rm 1.1 – Fp 1.1 – Jd 1).

Características do servo de Deus:
- Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.
- Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual 1Co 2.12-14
- Ouve a Deus Hb 3.7-8. Ninguém pode ouvir a Deus e não mudar.
- Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo Jo 14.23.
- Aprende a guardar o que Cristo ensinou Mt 28.20.
- Tem a Cristo no centro de sua vida – é alguém que se esqueceu de si mesmo.
- Cristo vive nele Gl 2.20.
- Louva ao Senhor.
- Vive cheio do Espírito Santo Rm 8.5-9.
- Fala com Deus, dialoga com seu Pai.
- Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo.
- Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça Rm 6.13.
- Dá fruto (faz discípulos) Jo 15.1-6,8,16.
- Anda na luz 1Jo 1.5-10.
- Acata todas as autoridades delegadas Rm 13.1.
- Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.

Quem ama a Cristo obedece a Deus em Tudo. Nesses últimos dias a obra do Senhor tem sofrido Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Mateus 9:37

Quem é o mais importante, o servo ou o voluntário?  Os dois devem ser um.

Todo aquele que e chamado por Deus tem que dar frutos.
Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado? 2 Coríntios 12:15

Amém, e desta maneira que Deus quer um coração aberto, para dizer “Eis-me aqui Senhor!!””
O alvo é Jesus, a meta é o Reino de Deus, Deus esta buscando voluntários para sua seara, pessoas que voluntariamente venha doar e se deixar ser gastada pelo Espírito Santo em prol das famílias, comunidades, igreja, e dos indivíduos.
Servir ao próximo e não olhar raça, cultura, condição social (acima estão as características de servo, busca ao Senhor).

 Hoje muitas pessoas têm falado que é servo do Senhor, falar qualquer um pode falar, mas ter atitude, exemplo, frutos de servo. Veja o exemplo do Apostolo Paulo.

São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.
Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.
Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar.
Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.
Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.
Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.
2 Coríntios 11:23-28

Medite neste texto Bíblico, olhe para sua vida, faça uma aliança com Deus, procure uma Igreja Evangélica, fale com seu Pastor.

 JESUS te chama hoje para SERVIR  VOLUNTARIAMENTE.

Abaixe a sua cabeça faça uma oração peça ao Senhor uma mudança.


Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. 1 Coríntios 7:22
Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7
Postagem: Miss. Liane Cruz

MISSÕES JÁ, ESTA OBRA NÃO PODE PARAR!!!

Comentários

Postagens mais visitadas