ESTA DISPONÍVEL? SEJA UM VOLUNTÁRIO, FAÇA CAPELANIA

Equipe de capelania do Hospital Antonio Pedro Niteroi RJ

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Capelania Hospitalar
A Capelania tem como missão atuar nos hospitais através de voluntários capacitados que levam amor, conforto e esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.
O VISTADOR HOSPITALAR
“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição (2Pe.1.10)
O visitador é a pessoa que se dispõe, voluntariamente, a ministrar àqueles que necessitam de uma palavra de conforto, fé e esperança existentes em Deus.
No leito de um hospital o visitador vai encontrar pessoas sedentas do Evangelho, vidas prontas para receber a Palavra de Salvação. Quem se propõe a visitar enfermos e sofrer com eles, deve estar sempre preparado, vivendo em santidade e obediência ao Senhor, de acordo com as escriturar.
Ao percorrer os corredores nos hospitais, o visitador estará sendo olhado e avaliado por profissionais em serviço e por pacientes e seus acompanhantes.
Nesta tarefa, o visitador toma consciência de que esse serviço é ministério e que ele é um vocacionado, ele é um agente de Deus. 2Co.5.20

Esta foto foi tirada na sala de reunião dos voluntários da Capelania Hospitalar, este trabalho é realizado no Hospital Universitário Antonio Pedro NITERÓI - RJ -  Rua Marques do Paraná – 303 Prédio – Anexo 3º andar.
Maiores Informações: Tel 2629-9330/9631-9325 Coordenação do Projeto Enfermeira Any Barbosa Faria  
Antes de iniciar o trabalho há um curso oferecido pelo Projeto é grátis
ENTRE EM CONTATO SEJA UM VOLUNTÁRIO

Comentários

Postagens mais visitadas