CRER - VOLUNTARIADO

Voluntárias Liane Cruz e Rosangela Gomes Hospital - INTO


O QUE É O CRER?
Comitê de Reconforto Espiritual e Religioso

UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO
O Serviço de Escuta é um serviço organizado que dispões de pessoas voluntárias, treinadas para ouvir pessoas que necessitam de alguém que as escute.

OBJETIVO
·         Oferecer solidariedade, conforto humano e espiritual, respeitando a individualidade e as crenças religiosas de cada uma;

·         Servir de apoio aos familiares de pacientes em situações críticas e de sofrimento;

·         Desenvolver ações de ajuda espiritual, fazendo com que os profissionais da saúde, independente de seu credo religioso, reconheçam os valores espirituais do paciente;

·         Promover e participar de celebrações religiosas para os pacientes, familiares e servidores desde que solicitado;

·         Assessorar os profissionais da equipe multidisciplinar na solução de casos em que de algum modo estejam implicadas questões religiosas, espirituais e sociais;

·         Fazer com que o suporte espiritual seja elemento auxiliar terapêutico de valor na assistência aos enfermos.

JUSTIFICATIVA
As pessoas estão cada vez mais necessitadas de falar, de serem escutadas, de conversar. O serviço proporciona atenção para os que buscam o reconforto espiritual-religioso ao serem escutados naquilo que desejam compartilhar. É uma postura humana, cristâ, de solidariedade e compaixão.

CARACTERÍSTICAS
·         Escuta atenta;

·         Serviço gratuito, prestado por voluntários(a)s, promovido onde houver demandas;

·         Não é terapia emocional, catequese nem pregação;

·         Coordenado por líderes das diversas tradições religiosas e representantes da Direção do INTO.

PERFIL DO VOLUNTÁRIO
·         Ter condições de escutar;

·         Estar disponível para colher, ouvir o outro como ele é, respeitando suas crenças e convicções;

·         Tomar conhecimento da estrutura do serviço de escuta: seus objetivos, plantões, reuniões;

·         Acompanhar e respeitar as orientações do líder de sua religião no INTO;

·         Participar de um treinamento inicial e de um processo continuado de partilha e formação;

·         Assumir o compromisso para os plantões e, quando impedido, avisar a coordenação e providenciar um substituto;

·         Participar de reuniões para aprofundamentos e trocas de experiencias;

·         Manter o sigilo e ética profissional.

RECONFORTO
·         Reconfortar é dar novo alento a alguém, revigorar, tonificar, restaurar a força moral;
·         Presença solidária;

·         Palavras de conforto, ânimo e apoio;

·         A oração, comunicação com Deus.

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?

Para ser um voluntário do INTO é necessário:

 Idade superior a 18 anos;
 Documentação civil regularizada;
 Condições de saúdes física e mental;
 Não ser portador de qualquer dependência química;
 Capacidade de enfrentamento de situações, como adoecimento e morte; 
·          Disponibilidade de tempo de até 3 horas semanais, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h.
·        
Entrevista

O voluntário interessado em prestar serviços no INTO terá uma entrevista agendada com a Coordenação do Voluntariado. A entrevista terá como preocupação a verificação dos dados pessoais, a discussão dos interesses do entrevistado e da instituição, o esclarecimento das condições reais de execução de cada atividade e as normas institucionais.

Treinamento

Uma vez selecionado na entrevista, o voluntário será convidado a participar de um treinamento multiprofissional, que proporcione uma imersão na realidade da instituição, incluindo o perfil dos pacientes (etiológico, sócio-econômico, entre outros), prevenção da infecção hospitalar e noções de ética no ambiente hospitalar.

No treinamento, os voluntários assinam o Termo de Adesão, além de receberem apostila, uniforme e crachá.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos voluntários será contínua, através da observação direta da equipe responsável, bem como entrevistas individuas e reuniões com o grupo de voluntários, levando em conta a assiduidade e o cumprimento das regras expressas no Termo de Adesão.

Além disso acompanharão à ficha de cadastro, a ficha de auto-avaliação do voluntário, bem como reclamações/elogios encaminhados pelos profissionais de saúde e pacientes. O desempenho dos Voluntários será avaliado também por pesquisas semanais junto aos pacientes das diversas enfermarias, realizadas pela própria Coordenação do Voluntariado.

COMO FAZER O CADASTRO DO VOLUNTARIADO NO INTO

Ø  ACESSE: VOLUNTARIADO
MAIORES INFORMAÇÕES:
HOSPITAL INTO – AVENIDA BRASIL, 500 – São Cristovão – RJ
CEP: 20940-070 Tel. 55 21 21 2134-5000

CRER – 2134-5406 /  2134-5282 / 2134-5398  1º ANDAR EM Frente aos Elevadores da Torre 02  RIO DE JANEIRO

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